segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Uma Aliança entre a cultura e a cidadania

Estamos num tempo em que, e cada vez mais, as pessoas preferem espaços onde, sem grande agitação, possam beber um café, conversar, ver uma exposição ou assistir a uma palestra sobre este ou aquele assunto.
Aquele tempo em que até apetecia sentir o barulho, entrar em ambientes ruidosos, tem os dias contados, sobretudo para quem se sente capaz de descobrir os sons do silêncio.
E quando se consegue unir cultura e cidadania numa aliança duradoura, então vale a pena “nascer de novo”, sentir o “outro lado” da vida, descobrir que, entre um café e outro café, se pode construir o diálogo, se pode transformar o presente em passado sem esquecer o futuro.
Em 1957, em Mira, Mário Mendes já pensava ser este o caminho. Caminho que, de certa forma, se interrompeu mas que, agora, se retoma numa aliança segura, duradoura que nos convida a uma pausa entre livros, jornais e revistas, conversadores natos, gente que faz, gente que cultiva os valores sagrados da amizade e da fraternidade.
Um espaço de gente com memória, de gente que lembra quem fez, de gente que quer contribuir para construir a estrada que nos levará a um melhor futuro.
A 25 de Março, um desses homens vai ser lembrado. Maia Alcoforado, o Republicano, estará nas palavras que escreveu, nas palavras que outros dirão, estará em aliança com a cultura e a cidadania. Para que a história se cumpra e para que a memória perdure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário